sexta-feira, 22 de agosto de 2014

BANDA MARCIAL DRUM CORPS BRIGADEIRO - 2014



BEM VINDOS À WEBPAGE DA BANDA MARCIAL DRUM CORPS BRIGADEIRO EDUARDO GOMES
Ensino Fundamental - ciclo I

Rua Leôncio da Costa Vieira, 137 - JD Piqueroby
Telefone: 11 2301-0556



DIREÇÃO..............................................Anita de Pontes Almeida

PROFESSOR /EDUCADOR..........................................Igo Sanuza


Equipe Brigadeiro Eduardo Gomes 2014:

VICE-DIREÇÃO
TATIANE PEREIRA IAMAMOTO

COORD. PEDAGÓGICA
MARCIA REGINA DITTRICH NAVES BRAGA

GERENTE DE ORG. ESCOLAR
SILVANA DA COSTA



PROFESSORES:

  • ANA DE CÁSSIA DUARTE
  • ANA LUCIA MARIA

  • CASSIA MARIA ONOFRE SARRAF
  • CLAUDIA HELENA DA COSTA
  • CLAUDIA LIBERATO GIL
  • CRISTINA PEREIRA STRADIOTTO

  • ELAINE ZULIMA LOURENCO HORTENCIO  
  • ELIANE DA SILVA
  • EULINA LUIZA DE ALMEIDA


  • GILMA MARIA BARGIERI DI PALMA
  • GISLENE APARECIDA BORGES DA SILVA
  • GLORIA GIMENEZ TRUJILLO
  • GRAZIELLA DA COSTA PRINCIPESSA

  • IVANICE CROCE BORGES
  • IVONETE SANTOS OLIVEIRA
  • KATIA REGINA ROCKTUSCHEL
  • LUCIANO RODRIGUES CONTIERI
  • MARCIA GARCIA PINHEIRO

  • MARGARETE APARECIDA F. R. CICCONE
  • MARIA DE FATIMA PEREIRA NEVES
  • MARIA INÊS RODRIGUES NERY
  • MARIA LUCILA CARRERA DE SOUSA
  • MARIA LUIZA JUNQUEIRA DE VASCONCELOS

  • NEIDE NEVES ARLIANI
  • PATRICIA ZAMBEL
  • PRISCILA QUIDIQUIMO DE BARROS
  • RAQUEL PAVINI SANCHES
  • REGIANE HONORATO SERPA
  • REGINA APARECIDA DA FE BONIFACIO
  • REGINA APARECIDA PERUCCI BARACHO

  • RITA DE CÁSSIA TONON
  • ROZANA APARECIDA VITAME
  • SALVELINA DE LIMA VESPOLI

  • SIMONE SIMIONATO DE SOUZA
  • SUELY APARECIDA DE OLIVEIRA BAZARIN


  • TERESA DA SILVA
  • VALÉRIA SOUZA NUNES



AGENTES ESCOLARES
  • WILMAR GALDÊNCIO DE OLIVEIRA JÚNIOR
  • TANIA MARA AIELO
  • REGINA MARIA CORREA
  • HELIO OLIVARES CERVILHA
  • DANIELA FERNANDES DA SILVA CAMPOS
  • FRANCISCO ALOISIO ALEGRO
  • FABIO KENJI DOS SANTOS HIGASHI
  • ALDA MARIA ALVES BELINELLO
  • MARINA PIMENTA PEDRO


Diretoria de Ensino LESTE 05



********************************************************************

Sejam Bem vindos...



  Esse Projeto Educacional nasceu com o objetivo de servir  e representar a  escola em eventos internos e externos.

  Voltado aos alunos do ensino fundamental, nesse projeto os alunos  participantes recebem aulas práticas e teóricas voltadas ao estudo de percussão  marcial, onde aprendem  escrita, leitura e solfejo musical, além de estudos  técnicos dos instrumentos e noções gerais de música. Os integrantes são separados por turmas, de acordo com o desenvolvimento de cada um. As turmas se diferem em G.A. (Grupo de Acesso) e G.O. (Grupo Oficial)


O G.A. é formado por alunos iniciantes ou por aqueles que ainda apresentam dificuldades no aprendizado e baixa produtividade, tanto em aspectos teóricos e práticos quanto em questões disciplinares. Esse grupo recebe aulas específicas de acordo com suas necessidades e limitações. Uma vez que o integrante alcança resultado satisfatório em tais aspectos, o mesmo é considerado apto a integrar o Grupo Oficial (G.O.)


O G.O. é o grupo mais avançado, representante oficial da banda marcial Drum Corps Brigadeiro. Esse é o grupo mais preparado tantos em questões teóricas e práticas (técnicas), como disciplinarmente. As aulas desse grupo tende a ser mais rígida do que as aulas do Grupo de Acesso (G.A.) 


Desta maneira, damos a cada um a atenção devida, respeitando as limitações de cada aluno e explorando ao máximo suas qualidades, de acordo com o aproveitamento dessas crianças. 

  Os integrantes são divididos e organizados em Alas, de acordo  com o instrumento selecionado:



  Ala de Bumbos....Ala de Caixas....Ala de Surdos....Ala de Pratos


  
  Os integrantes mais bem preparados recebem os postos de Top Líder, líderes e vice- lideres de suas alas.


  O Top Líder é o integrante com maior aproveitamento técnico. Esse integrante tem por responsabilidade a fiscalização e orientação dos líderes das ala. 

  Cada ala possui um líder e um vice-lider, que são selecionados de acordo com  seus desempenhos nas aulas práticas e teóricas, além de serem avaliados  disciplinarmente, ou seja, o líder é aquele que possui um aproveitamento  superior aos demais integrantes e tem por função auxiliar os colegas de ala. 
O líder é responsável por orientar e fiscalizar os integrantes de sua ala.

  A função do vice-lider é auxiliar o líder da sua ala, além de substitui-lo  quando por algum motivo justificado, o mesmo necessite se ausentar.


  Todos os líderes e vice-lideres são devidamente identificados por braçadeiras, assim como o Top Líder. Esses integrantes possuem privilégios e responsabilidades perante o restante do  grupo. 
  

  

 O Grupo Oficial também é conta com 3 categorias de auxiliares  representantes:




  1º Assistente...                2º Assistente...                 3º Assistente...




  O 1º Assistente é o representante oficial da Banda Marcial. Tem por função  registrar todo o desenvolvimento da banda, mantendo em seu poder a ATA DA  BANDA MARCIAL, onde ficam registrados todas as observações e detalhes  importantes da corporação. Recebe instruções específicas para auxiliar os demais colegas, tal como instruções administrativa. Por muitas vezes é o veículo de informações internas. Além  disso, tem o privilégio de acompanhar todo o processo preparatório da banda  marcial, além de representar a equipe em todo o ambiente escolar. 



  O 2º Assistente é o auxiliar oficial do 1º Assistente. Assume as funções do 1º    assistente quando necessário, além de ajudar o mesmo quando solicitado.



  O 3º Assistente é o auxiliar oficial do 1º e do 2º Assistente. Assume as  funções do 2º assistente quando necessário ou quando solicitado por um dos  assistentes superiores. Possui outras funções administrativas que complementam o trabalho dos assistentes superiores.




TODOS os líderes, vice-líderes e  Assistentes são selecionados de acordo com seus aproveitamentos durante as aulas práticas e/ou teóricas. São analisados e escolhidos de acordo com a disciplina, determinação, sensibilidade, comprometimento, participação em aula, empenho e demais qualidades. Uma vez selecionados, são livres para aceitar ou recusar o posto.  

Os assistentes são identificados por crachás:






15 MELHORES PONTUAÇÕES DAS PRIMEIRAS AVALIAÇÕES
(agosto/setembro - 2014)



1º lugar
CARINE GOMES - 4ºA ............................... 45 PONTOS


2º lugar
SARAH LOURENÇO - 4ºA..........................44,5 PONTOS


3º lugar
LUIZ FABIANO - 5ºA..................................44 PONTOS


4º lugar
MARIA CLARA - 4ºA..................................40 PONTOS


5º lugar
MILENE FONSECA - 5ºB...........................38 PONTOS


6º lugar
NATALY RIBEIRO - 5ºB............................37,5 PONTOS


7º lugar
ANNE HELOÍSA - 5ºC................................37 PONTOS


8º lugar
MATHEUS OLIVEIRA - 5ºB......................36 PONTOS


9º lugar
KAUAN SANTOS - 5ºA .............................35,5 PONTOS


10º lugar
KAUANNY OLIVEIRA - 5ºA....................35,4 PONTOS


11º lugar
FELIPPE PEREIRA - 5ºB...........................35 PONTOS


12º lugar
KEVIN RYU - 5ºA......................................33 PONTOS


13º lugar
JULIA ADRIELLY - 4ºC............................32 PONTOS


14º lugar
MILENA DE OLIVEIRA - 5ºC..................31 PONTOS


15º lugar
KETHELYN DOS SANTOS - 4ºC.............30 PONTOS



****************************************************************


DEFINIÇÃO DOS POSTOS (hierarquia interna)


1ª assistente...................... CARINE GOMES 

2ª assistente..............................................MILENE FONSECA

3ª assistente..............................................MARIA CLARA MIRANDA



TOP LÍDER.................................NÁTALY RIBEIRO


ALA DE BUMBOS
Líder....................................... FELIPPE PEREIRA
Vice-Líder...............................NATHALIA MAYUMI




ALA DE CAIXAS
Líder........................................SARAH LOURENÇO
Vice-Lider...............................SABRINA OLIVEIRA





ALA DE PRATOS
Líder.......................................KETHELYN DOS SANTOS
Více-lider................................JULIA ADRIELLY




ALA DE SURDOS
Líder......................................KAUAN SANTOS
Vice-líder...............................RAFAEL RAMOS




*************************************************

REGRAS INTERNAS

Regra 1 – Nunca interromper as aulas.

É inadmissível qualquer interrupção de aula, seja por conversas, barulho, brincadeiras ou qualquer outro tipo de interrupção. No momento em que a aula se inicia, todos deverão estar em silêncio, prestando atenção na explicação, visto que nosso tempo é limitado. Além do mais, não é justo que toda a turma seja prejudicada por causa daqueles que não estão interessados. Portanto, ao interromper a aula, o aluno recebe a advertência R1 (regra 1).


Regra 2 – Não tocar o instrumento sem permissão.
Seguindo os mesmos princípios da R1, o aluno recebe a advertência R2  se porventura tocar o instrumento sem autorização. Essa regra visa manter a harmonia da aula, além de estimular o aluno ao autocontrole, controlando a ansiedade e respeitando os demais. Desde cedo o cidadão deve aprender que existe o momento certo para tudo, e quando não respeitamos o tempo natural das coisas, isso pode nos trazer conseqüências ruins.


Regra 3 – Manter silêncio nos corredores do colégio

Seguindo os princípios fundamentais, a regra 3 visa educar os alunos para que aprendam a fazer silêncio quando estão nos corredores se deslocando para as aulas, tudo com o objetivo de respeitar os demais colegas que estão em aula ou profissionais que estão trabalhando. Desde cedo eles devem entender que tem a OBRIGAÇÃO de respeitar o próximo, da mesma forma que tem o direito de serem respeitados.


Regra 4 – Zelar pela segurança dos demais participantes prevenindo acidentes.
"Essa regra visa zelar pela segurança dos participantes evitando acidentes causados por baquetas e macetas deixadas ao chão, visto que qualquer aluno pode pisar e escorregar; segurar pratos lateralmente em posição horizontal, visto que poderia ferir colegas ao redor... ou qualquer atitude que coloque em risco os demais colegas.  Essa regra visa trabalhar a sensibilidade do aluno para esse fator importante. Agindo com prudência podemos prevenir acidentes."


Regra 5 – Não abandonar, deixar cair, arranhar ou bater no instrumento de forma que o danifique.
" Visando melhorar o autocontrole e a precaução, essa regra faz com que o aluno aprenda a ser cuidadoso com aquilo que não lhe pertence, da mesma forma que deve ser com os próprios pertences. Além do mais, a escola adquiriu instrumentos para o bem coletivo, ou seja, somos responsáveis pelo que nos foi confiado. Tal responsabilidade deve ser ensinada desde cedo, pois isso fará de nossos alunos grandes cidadãos para a sociedade"



Regra 6 – Respeitar os demais integrantes.

Seguramente essa regra é bem direta e objetiva. NÃO É TOLERADO NENHUM TIPO DE OFENSA E AGRESSÃO FÍSICA OU PSICOLÓGICA. Qualquer desentendimento deve ser informado ao professor imediatamente. Uma vez constatado que um aluno foi agredido por outro (física ou psicologicamente), isso resultará na advertência R6. "É importante lembrar que, dependendo da gravidade do caso, o aluno poderá ser expulso das aulas de banda marcial e substituído por outro, além de ser encaminhado para a coordenação pedagógica, afim de solucionar o caso. "



Regra 7 – Respeitar professores e funcionários.

 Caso o aluno apresente uma má disciplina na sala de aula ou mesmo nas demais dependências do colégio, ele será penalizado com a REGRA 7 (R7). Todos os professores e funcionários podem delatar qualquer irregularidade por parte de qualquer um dos alunos, mesmo que não seja no dia ou no horário de aula.



Regra 8 – Respeitar a hierarquia interna.
É fundamental que todo integrante da corporação valorize e respeite a hierarquia interna, de acordo com os postos de cada participante. Os integrantes de postos mais elevados têm por responsabilidade auxiliar e orientar os demais integrantes, da mesma forma que estes devem respeitar e seguir as orientações dos seus superiores, de acordo com os postos confiados com base nos resultados das avaliações específicas, ou seja, os integrantes mais bem preparados recebem os melhores postos. Essa regra explora e avalia a capacidade de organização, sensibilidade, autocontrole e responsabilidade de cada integrante.



Regra 9 – Manter concentração nas aulas.


Ao participar da aula, o aluno deve direcionar toda sua atenção ao que lhe está sendo ensinado, evitando se distrair com jogos, desenhos, conversas ou de qualquer outra maneira que disperse sua atenção em relação ao que lhe está sendo apresentado.  Falta de concentração na aula resultará na advertência da Regra 9 (R9).



Regra 10 - Honrar responsabilidades assumidas

Essa regra visa gerar reflexão sobre os compromissos assumidos no projeto, especificamente referindo-se ao Grupo Oficial. Ao assumir um compromisso e não cumprí-lo, o integrante pode ser retirado G.O. e até mesmo impossibilitado de voltar por tempo indeterminado. Por ser uma regra diferenciada, a intensidade de sua punição dependerá das circunstâncias na qual foi aplicada. Em alguns casos, ao receber a punição da regra 10 uma única vez,  já impedirá que o participante seja selecionado, permaneça ou retorne ao Grupo Oficial.


***************************************************


REGISTRO DAS AULAS PRÁTICAS
(Grupo Oficial)




























PONTUAÇÕES DO ÚLTIMO BIMESTRE DE 2014
                                                                                               Banda Marcial Drum Corps Brigadeiro




1º lugar: MARIA EDUARDA...........................35 pontos

2º lugar: SABRINA OLIVEIRA........................27 pontos

3º lugar: SARAH LOURENÇO........................26 pontos

4º lugar: MARIA CLARA MIRANDA.................25 pontos

5º lugar: KAUAN SANTOS...............................22 pontos

6º lugar: KETHELYN DOS SANTOS...............15 pontos

7º lugar: NÁTALY RIBEIRO.............................14 pontos

8º lugar: VICTORIA MORAIS...........................10,5 pontos

9º lugar: MILENE FONSECA............................10,2 pontos

10º lugar: LUAN GABRIATTI.............................10 pontos





























**********************************************************
Restauração do projeto iniciado no ano 2007:
http://www.drumcorpsbrigadeiro.blogspot.com.br/

(agora pelo MAIS EDUCAÇÃO)